DATA: 28/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA DE TESE
TÍTULO: A TRILHA DO POEMA RUMO À CANÇÃO: RECURSOS DE ESPACIALIDADE NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura e música. Poema-musicado. Espacialidade.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Na contemporaneidade, o interesse pelas relações intersemióticas estabelecidas entre literatura e música tem crescido entre estudiosos do fenômeno estético, de modo que o tema vem sendo abordado sob diferentes perspectivas analíticas. A interação entre essas linguagens permite identificar diversas formas de diálogo, como paródias do poema, adaptações e incorporações de trechos poéticos em letras de canção. Esta pesquisa concentra-se na análise de um objeto em que toda a base linguística do poema se transforma em letra de canção. Quando isso ocorre, a musicalização do poema dá origem a um novo objeto estético: o poema-musicado. Esse objeto híbrido preserva a estrutura verbal do poema original, mas converte a palavra literária em um amplo campo musical. Nesse processo, o poema migra do campo da literatura para o da música, promovendo uma fusão entre palavra poética e melodia, o que gera novos significados tanto para o texto original quanto para sua versão musicada. Assim, o poema-musicado constitui um gênero singular, situado entre a poesia e a música, que incorpora mecanismos expressivos de ambas as linguagens. Nesta pesquisa, a relação entre literatura e música é investigada a partir da análise desse objeto híbrido, propondo-se um método interdisciplinar que articula instrumentos analíticos da Teoria literária, para examinar sua dimensão poética, e da Teoria musical, para compreender sua dimensão sonora. O estudo enfoca a transposição da categoria espacial do poema para a canção, com o objetivo de investigar os recursos de espacialidade mobilizados nessa transição e observar como a arquitetura espacial do poema adquire novos contornos no contexto sonoro da canção. A pesquisa estrutura-se em dois eixos analíticos. O primeiro aborda o fluxo da representação do espaço, a reconfiguração da ambiência e o efeito de presença, tendo como corpus os poemas-musicados “Lagoa”, “Lanterna mágica” e “Liquidação”, do álbum As várias caras de Drummond (2004), de Belchior. O segundo eixo examina a formalização do espaço, a corporeidade e o nomadismo poético na transposição do suporte, a partir dos poemas-musicados “Momento V”, “Momento VI” e “Momento VIII”, do álbum O corpo (2000), de Arnaldo Antunes. O embasamento teórico fundamenta-se em estudos da Literatura Comparada, que oferecem pressupostos teóricos e metodológicos para abordagens interdisciplinares; em estudos sobre a canção, que contribuem para a compreensão da relação entre literatura e música; e na Teoria do Espaço Literário, que ilumina a análise dos recursos espaciais mobilizados no poema-musicado. Além disso, são essenciais as concepções de Gumbrecht sobre produção de presença e Stimmung, bem como as reflexões de Michel Maffesoli sobre nomadismo, que funcionam como operadores teóricos das análises empreendidas. Outros conceitos foram mobilizados conforme as demandas interpretativas do corpus e a natureza interdisciplinar da pesquisa. A tese demonstra como os recursos de espacialidade se modificam na transição do poema para a canção, gerando um novo objeto estético: o poema-musicado. Por se tratar de um gênero específico de canção, situado entre a literatura e a música, sua análise exige uma abordagem metodológica interdisciplinar, que se mostra mais adequada para examinar a complexidade estrutural e expressiva desse fenômeno artístico.
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Interno – 1550705 – LUIZIR DE OLIVEIRA