DATA: 14/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: NOVOS LETRAMENTOS E O GÊNERO DIGITAL MEME: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO CURRÍCULO DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: novos letramentos; meme; BNCC; Currículo do Piauí
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Diante do desenvolvimento de uma sociedade tecnológica e globalizada, é natural que o uso das novas tecnologias e mídias digitais esteja presente no cotidiano de um mundo conectado. Consequentemente, esta vertente tecnológica oferece uma gama de possibilidades para que os estudantes utilizem os novos letramentos por meio de memes de forma recorrente, por exemplo. Partindo desse pressuposto, é necessário que essa temática seja discutida e ampliada à luz de documentos curriculares oficiais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o gênero digital meme na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e no Currículo do Piauí (2020). A pesquisa se fundamenta na teoria dos novos letramentos com base nos seguintes autores: Lankshear e Knobel (2006, 2007), Rojo e Moura (2019), Rosa (2016) e Buzato (2009, 2010). Além disso, no campo dos estudos sobre memes, traz contribuições de Fontanella (2009), Knobel e Lankshear (2020), Maciel e Takaki (2015), Marcuschi (2010) e Shifman (2014). Quanto aos documentos curriculares, utilizou-se Brasil (2017, 2018) e Piauí (2020). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica e segue uma abordagem qualitativa. Além disso, é um estudo descritivo, documental e bibliográfico. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Diante dos dados analisados, percebeu-se que os novos letramentos, por meio do gênero digital meme, são abordados com pouca profundidade na BNCC. Já no que se refere ao Currículo do Piauí, nota-se que é ainda mais escasso e pouco discutido, diante da sua relevância no cenário atual. Portanto, esta pesquisa busca trazer uma reflexão sobre a temática e uma ampliação dos estudos sobre os novos letramentos, apresentando um novo olhar sobre a relação dos memes com os documentos curriculares vigentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno – 3108138 – IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente – 1063909 – JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição – 036.***.***-20 – LUCAS RODRIGUES LOPES – UFPA