DATA: 20/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: TUDO O QUE EU SABIA ERA O QUE HAVIA LIDO NOS LIVROS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NO QUADRINHO MOONSHADOW (1985 – 1987)
PALAVRAS-CHAVES: Moonshadow; Histórias em Quadrinhos; Literatura e Cultura; Intertextualidade; Interdiscursividade; Semiótica.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação analisa o romance gráfico Moonshadow (1985-1987), de J. M. DeMatteis e Jon J. Muth, a partir das noções de intertextualidade, interdiscursividade e semiótica, com o objetivo de compreender como referências literárias e culturais estruturam a narrativa e moldam seu sentido. Com base em teóricos como Julia Kristeva (1980), Mikhail Bakhtin (2011) e Umberto Eco (1989), entre outros, o estudo demonstra como a obra constrói um discurso polifônico que vai de encontro às fronteiras tradicionais de gênero e amplia a experiência de interpretação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e analítica (Kauark, Manhães e Medeiros, 2010), realizando a catalogação das referências literárias presentes na obra e discutindo sua contribuição para a trajetória existencial e estética do protagonista. Os resultados revelam que a intertextualidade em Moonshadow não é meramente decorativa, mas central para a construção da subjetividade e da ideologia, posicionando o quadrinho como um espaço de elaboração crítica e simbólica.
HORA: 15:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: TUDO O QUE EU SABIA ERA O QUE HAVIA LIDO NOS LIVROS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NO QUADRINHO MOONSHADOW (1985 – 1987)
PALAVRAS-CHAVES: Moonshadow; Histórias em Quadrinhos; Literatura e Cultura; Intertextualidade; Interdiscursividade; Semiótica.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação analisa o romance gráfico Moonshadow (1985-1987), de J. M. DeMatteis e Jon J. Muth, a partir das noções de intertextualidade, interdiscursividade e semiótica, com o objetivo de compreender como referências literárias e culturais estruturam a narrativa e moldam seu sentido. Com base em teóricos como Julia Kristeva (1980), Mikhail Bakhtin (2011) e Umberto Eco (1989), entre outros, o estudo demonstra como a obra constrói um discurso polifônico que vai de encontro às fronteiras tradicionais de gênero e amplia a experiência de interpretação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e analítica (Kauark, Manhães e Medeiros, 2010), realizando a catalogação das referências literárias presentes na obra e discutindo sua contribuição para a trajetória existencial e estética do protagonista. Os resultados revelam que a intertextualidade em Moonshadow não é meramente decorativa, mas central para a construção da subjetividade e da ideologia, posicionando o quadrinho como um espaço de elaboração crítica e simbólica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno – 1626700 – CARLOS ANDRE PINHEIRO
Presidente – 2676289 – CLAUDIO AUGUSTO CARVALHO MOURA
Externo à Instituição – 058.***.***-08 – OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES – UFPA
Interno – 1626700 – CARLOS ANDRE PINHEIRO
Presidente – 2676289 – CLAUDIO AUGUSTO CARVALHO MOURA
Externo à Instituição – 058.***.***-08 – OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES – UFPA