DATA: 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A CELA, O PÁTIO, O GRITO: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA OBRA OS QUE BEBEM COMO OS CÃES, DE ASSIS BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Semiolinguística; Assis Brasil; discurso literário; tortura.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O propósito desta pesquisa é analisar o discurso literário do romance “Os que bebem como os cães”, do escritor piauiense Assis Brasil. Para isso, utilizamos como aporte teórico a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau e os estudos de Maingueneau (2018) sobre discurso literário. Com esse aparato buscamos desvelar a obra enquanto ato de linguagem ancorado em circunstâncias de discurso, o contrato de comunicação e as estratégias discursivas, os modos de organização do discurso e os imaginários sociodiscursivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa quanto à abordagem; básica quanto à finalidade; descritiva quanto aos objetivos e documental no que tange aos procedimentos técnicos. Nossas análises evidenciaram que o romance de Assis Brasil, enquanto ato de linguagem, pertence à tendência literária do neorrealismo jornalístico, de caráter testemunhal, ancorado em circunstâncias discursivas que remetem aos horrores da ditadura militar, na década de 1970, no Brasil. O romance narra o cotidiano de Jeremias, um preso político submetido à violência, à tortura e à degradação humana. No circuito externo do ato de linguagem, o autor Assis Brasil age como EU comunicante, tendo como interpretantes os leitores reais da obra. Já no circuito interno, tem-se o narrador do romance como EU enunciador e os leitores idealizados como TU destinatários. No contrato de comunicação literário predomina a visada de captação, visto que a intenção do autor é buscar a adesão dos leitores por meio de uma conduta artística e estética e das estratégias de patemização. A organização narrativa e descritiva se estrutura em torno de três seções denominadas: a cela, o pátio e o grito, nas quais a lógica e a encenação determinam uma cronologia em constante progressão através dos encadeamentos de causa e consequência. Os imaginários sociodiscursivos estão ancorados em saberes de conhecimento e de crenças, evocando a tortura física e psicológica como temática principal. Concluímos que o estudo do gênero romance, pelo viés da Semiolinguística, nos permite uma maior compreensão dos fenômenos linguísticos e discursivos, ancorados em fatores psicossociais que são imprescindíveis para uma leitura mais abrangente e abalizada da realidade em que vivemos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente – 1308749 – JOAO BENVINDO DE MOURA
Interno – 1790769 – MARAISA LOPES
Externo à Instituição – 008.***.***-77 – RAQUEL LIMA DE ABREU AOKI – UFMG