DATA: 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A EMERGÊNCIA DAS IDENTIDADES LEITORAS DOS DISCENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFPI NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos acadêmicos. Identidades leitoras. Letras Libras. Teoria do Caos e Complexidade.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Reconhecendo a relevância de compreender o surgimento das identidades leitoras dos discentes e entendendo que as práticas de letramento acadêmico promovidas pelo curso influenciam diretamente na formação do sujeito como leitor, esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o viés da Teoria do Caos e da Complexidade, a emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico do curso de Letras Libras da UFPI a partir das narrativas dos discentes. Temos por objetivos específicos: compreender as condições iniciais para emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico no curso de Letras Libras; identificar os pontos de bifurcação e de auto-organização presentes na formação das identidades leitoras a partir do engajamento dos graduandos nas práticas de letramentos acadêmicos do curso de Letras Libras, e analisar as relações entre motivação, autonomia e emergência das identidades leitoras na trajetória dos discentes. Para nossa fundamentação teórica, utilizamos como base os Novos Estudos de Letramento (Street, 2003), mais especificamente o Modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014) e a Teoria do Caos e Complexidade (Morin, 2008; Martins; Braga, 2001; Resende, 2009). Nossos procedimentos metodológicos são qualitativos, seguindo os procedimentos da Pesquisa Narrativa, que consiste na coleta de histórias sobre determinado tema a fim de investigar, através das narrativas dos discentes surdos e ouvintes, a emergência/manifestação das identidades leitoras sob o viés da Teoria do Caos e Complexidade. Os resultados apontam para a complexidade do processo de formação das identidades leitoras, que é influenciada por fatores linguísticos, culturais e sociais. Através desta pesquisa, contribuímos para a busca de compreensões oportunizando um espaço de reflexão sobre as práticas acadêmicas, as trajetórias de formação leitora e os processos de construção das identidades dos graduandos surdos e ouvintes do curso de Letras Libras da UFPI.
MEMBROS DA BANCA:
Interno – 1731706 – JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Presidente – 3970472 – LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
Externo à Instituição – 292.224.448-25 – MICHELLE NAVE VALADÃO – UFV